Bem Vindos ao meu Blog

Sejam bem vindos ao meu Blog. Um espaço democrático, com bom humor, informação, curiosidades, música, livros e Futebol.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Fraco Vaivém do Mercado da Bola 2012.

        O mês de dezembro marca o fim da temporada do futebol Brasileiro. É o mês da consagração do Campeão Nacional, da definição das vagas da Libertadores, Sulamericana e rebaixamento às séries inferiores, bem como definição do acesso às series superiores. Após essas definições, o Futebol Brasileiro e Mundial passa a viver a expectativa pelas contratações, renovações e dispensa de jogadores. O grande problema é que nessa época surge todo tipo de especulação e nesses casos não se engane, nem sempre onde há fumaça há fogo. Há muita notícia plantada por empresários que querem ver seus "produtos" fazendo a grana girar e mudar de mãos, quase sempre para às suas próprias mãos. 
                               
        O vaivém desse ano é o mais fraco em termos de contratações confirmadas nos últimos anos. Especulações não faltam, mas com exceção de Grêmio, Cruzeiro, São Paulo e Coxa, praticamente ninguém apresentou muitas novidades e os tão sonhados "presentes de Natal" devem mesmo se transformar em "liquidação de ponta de estoque" para a maioria dos clubes grandes. Novelas sem fim como a do Argentino Montillo mais irritam do que causam expectativas. Algumas novelas já estão passando em "vale a pena ver de novo", e em alguns casos já estão repetindo no "VIVA". O caso mais emblemático disso é a contratação de Vagner Love pelo Flamengo. Toda janela é a mesma conversa: Proposta enviada, proposta recusada e o discurso da diretoria de que "tentou de tudo". Já enviaram outra proposta, novamente bem abaixo do que o CSKA está pedindo.
        Ainda assim alguns clubes anunciaram pacotão de reforços para 2012. Os Clubes citado acima por exemplo, querendo apagar a má impressão da temporada passada (com exceção do Coxa), anunciaram "baceadas" de seis a sete jogadores, o que não implica qualidade nem tampouco garante sucesso, vide o São Paulo nos últimos anos.
         Outro fator que está tornando o Vaivém desse ano mais especulativo do que propriamente "anunciativo" é o teto estabelecido pela Rede Globo para adiantamentos de cotas de TV. A emissora estabeleceu um teto máximo de R$100 milhões entre todos os clubes, e como a cota já foi atingida, ninguém pode mais contar com esse dinheiro para contratar, pagar luvas e etc. 
         Segundo alguns empresários, com o início da pré temporada dos clubes o mercado ferve, uma vez que os jogadores ficam ansiosos por iniciarem os trabalhos e os clubes ávidos por anunciarem alguma coisa. Juntando a fome e a vontade de comer os acordos acabam saindo mais rápido do que no início da janela de contratações. Enfim, daqui a pouco os campeonatos começam e aí sim poderemos ter uma ideia de como ficará cada time e veremos também quem contratou bem e quem ainda tem carências a serem sanadas.

2 comentários: